domingo, 6 de outubro de 2013

Esperança (texto solicitado)

"Homens e mulheres com esperança são gente que arrisca. Arriscar é acreditar, amar e esperar, tudo junto. A maior segurança está em correr riscos. Essa é a maior segurança. E converter-se ao futuro é agir na esperança, manter o espírito aberto, muito desperto, ágil para ler aquilo que se passa, para fazer recurso a essa memória, para perceber os prazos e o tempo e apressar-se. Ter esperança é deixar-se sacudir pelo presente de muita gente sem futuro. Deixar-se sacudir pelas realidades de gente que não tem esperança. E o facto de ter esperança é acolher todos aqueles que não têm esperança e fazer da história de hoje um caminho para o futuro.

A esperança distingue-se de um qualquer optimismo. A esperança não é uma patetice. É acolher todos os momentos de limite, de situações que não têm saída, quase de impossibilidade, e acreditar contra toda a argumentação, todas as razões que nos levariam a não acreditar. Não é somar tudo e dizer que alguém tem razão para ter esperança. Quando tudo está mal, muito mal, é que se deve ter esperança, e não o contrário. A virtude teologal da esperança é quando eu não vejo, mas luto e acredito e por isso passo a ver.

Há muitas negações da esperança: a tristeza de viver, o fatalismo, o pensar que está tudo nas nossas vidas. É por isso que desesperamos, enquanto a via quando estamos nesse fundo, é abrir os olhos para o telefone, uma carta ou as mãos com o coração e do nosso fundo sabermos que há alguém que nos escuta. É fundamental podermos ter a certeza de que haverá sempre um coração que nos recebe. O viver dentro de si, só para si, sem sair de si é o desespero. E ao mesmo tempo é a presunção. Desespero e presunção andam muito próximos; no fundo é fechar-se dentro de si. Todo este sentimento produz a tristeza de viver, o tédio. E neste fim de século há tanta gente que não abre horizontes e não vai fundo, fica no superficial, no "chato", sem relevo. "

In Conversas com ... princípio, meio e fim,  AAVV

Sem comentários:

Enviar um comentário